Especialidades > Escleroterapia

Escleroterapia

Popularmente conhecida como aplicação, parece um procedimento simples e meramente estético, mas não é. O médico Vascular estudou o sistema circulatório do corpo humano e realiza um diagnóstico detalhado da sua saúde,  apontando, com segurança, a melhor técnica a ser empregada em cada caso, uma vez que os vasinhos e varizes podem ser sinais de um problema maior do que aparentam e, inclusive, requerer tratamento cirúrgico.

sclerotherapy
sclerotherapy (1)

Por que tratar vasinhos e varizes com angiologista e/ou cirurgião vascular? 

O médico Angiologista e/ou Cirurgião Vascular é o profissional habilitado para atuar no diagnóstico e tratamento dos problemas envolvendo:

● Os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço;
● Doenças nas artérias, como aneurismas, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva;
● Doenças nas veias, como teleangectasias (vasinhos), varizes e trombose;
● Linfedema, que consiste em um inchaço especial dos membros;
● Pacientes que necessitam de cateteres para quimioterapia ou fístulas para hemodiálise.

A injeção para secar as indesejadas veias é um tratamento invasivo e muito delicado para ser efetuado em qualquer ambiente e por quem não estudou o sistema vascular. A doença varicosa pode desencadear desdobramentos e até a perda de membros caso não seja adequadamente tratada.

Ao realizar o tratamento com o método de aplicação, o paciente pode apresentar reações e amargar efeitos indesejados, como manchas escuras na pele, flebites superficiais ou trombose venosa profunda, formação de coágulo em uma veia superficial ou veia profunda. Quando isso ocorre, há a possibilidade de um fragmento se desprender e, deslocando-se pela circulação venosa, chegar ao pulmão, causando embolia, que requer providências imediatas.

As varizes podem acarretar também flebite, inflamação dolorosa das veias, levar ao escurecimento da pele com o passar dos anos, eczema e hemorragias (sangramentos espontâneos), culminando com a úlcera varicosa (feridas de difícil cicatrização).
Por esses motivos, antes de iniciar o tratamento, o médico Vascular avaliará todas as suas condições físicas, metabólicas e cardiovasculares, levantará seu histórico familiar e solicitará exames de imagem, como o Ecodoppler, para apontar a melhor técnica para o seu caso que, inclusive, poderá não ser a Escleroterapia.

Sim. Atualmente, há diferentes técnicas que podem ser combinadas para gerar o melhor resultado. Saiba mais:

Consiste na aplicação de uma injeção com produto esclerosante diretamente nas varizes.

Indicada para casos específicos, consiste em aplicar uma substância, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes, que provoca uma reação nas paredes dos vasos fechando-os.

O laser trata as varizes por cauterização enquanto a escleroterapia líquida ou espuma trata por inflamação do vasinho. É realizada em associação com a escleroterapia líquida ou espuma. A escleroterapia a laser não é recomendada para pessoas de pele negra ou muito bronzeada.