Check-Up Vascular

Tão importante quando diagnosticar e tratar as doenças vasculares é a sua prevenção. Evitando as doenças vasculares ou as detectando de maneira precoce, permitirá que uma pessoa viva melhor e por mais tempo.

casal-idoso-abraco-1216-1400x800

O check-up vascular é uma consulta médica com o objetivo de detectar fatores de risco. hábitos diários e pequenas alterações iniciais que aumentam o risco de desenvolver doenças vasculares. As doenças vasculares são muito prevalentes e estão entre as principais causas de óbito e redução da qualidade de vida no mundo ocidental. Acidente Vascular Cerebral (AVO. amputações dos membros inferiores, aneurismas e úlceras varicosas são exemplos de doenças vasculares preveníveis.

Medicina Geral (20)

O objetivo do check-up vascular é diagnosticar e prevenir precocemente as doenças vasculares, tais como:

Varizes dos membros inferiores
Úlceras Varicosas
Trombose Venosa Profunda
Doença Arterial Obstrutiva Periférica (má circulação nas pernas)
Doença Aterosclerótica das Artérias Carótidas
Aneurisma da Aorta Abdominal
Aneurisma da Aorta Torácica
Aneurisma da Artéria Poplítea

Identificar os fatores de risco para essas doenças ou diagnosticá-las precocemente é extremamente importante para promover saúde e prevenir complicações.

Em relação às doenças arteriais, o check-up vascular está indicado para pessoas acima dos 4o anos com fatores de risco. Dentre os fatores de risco, podemos enumerar os seguintes: hipertensão. obesidade. aumento de colesterol. diabetes. história familiar de doenças vasculares, sedentarismo. tabagismo e má alimentação.

Já para as doenças venosas, como entre 15 a 20% da população é portadora de varizes dos membros inferiores: na presença de histórico familiar ou na presença de varizes evidentes. recomenda-se avaliação, independentemente da idade.